Estes são os professores que compõem o NCTS

Membros

Adriana Capuano de Oliveira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atua principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais, brasileiros residentes no exterior, Brasil-Japão, Brasil-EUA, identidades culturais, nacionalismos, relações internacionais. Coordena o NCTS em Parceria com o Professor Fernando Costa Mattos, e é a responsável pela instalação da Cátedra Sergio Vieira de Mello na UFABC.

Email: adriana.oliveira@ufabc.edu.br
Site

Ana Keila Mosca Pinezi

Possui graduação em História - licenciatura plena (1991), bacharelado em Ciências Sociais - habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia urbana. Coordena o programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, da UFABC.

Email: ana.pinezi@ufabc.edu.br
Site

Ana Maria Dietrich

Doutora em História pela USP com a tese Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil. Foi pesquisadora do Centro de Estudos de Anti-Semitismo (Universidade Técnica de Berlim) em 2003-2004 quando desenvolveu Doutorado em caráter sanduíche. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1994) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Suas pesquisas enfocam os seguintes temas: Traumas de guerra, Estudos de Nazismo e Anti-Semitismo, História e Contemporaneidade, Conflitos e identidades sociais, Oralidades: estudos de Memória, Identidade e Narrativa, Patrimônio Histórico, Repressão Política, novas linguagens historiográficas (Cinema X História, História X Fotografia, História X Canção) e Estudos interdisciplinares de Artes e Humanidades. Coordena o programa Memória dos Paladares em parceria com o NCTS.

Email: ana.dietrich@ufabc.edu.br
Site

Andrea Paula dos Santos

Possui graduação em História - Bacharelado (1994) e Licenciatura (1999) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado em História Social (1998), doutorado em História Econômica (2003), pela Universidade de São Paulo - USP, e pós-doutorado em História da Ciência (2010), no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência/Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência nas áreas de História, Ciências Sociais e Artes, com ênfase em Metodologia de Pesquisa em História, Ciências Sociais e Artes,Teoria e Filosofia da História, História da Ciência, Arte, Tecnologia e Cultura. Coordena o programa Neblina sobre os Trilhos em parceria com o NCTS.

Email: andrea.santos@ufabc.edu.br
Site

Artur Zimerman

Membro permanente do mestrado em Planejamento e gestão do Território (UFABC), e membro colaborador do mestrado em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Fez recentemente um pós-doutorado pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo sobre a violência agrária no Brasil, no período pós-1985, com abordagem quantitativa, com bolsa FAPESP. É doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (12/2006) com a tese: "Peguem a foice e vamos à luta: Questões agrárias como determinantes do início de guerra civil, análise global, 1969 - 1997". Possui graduação em Relações Internacionais e Ciência Política (1992) e mestrado em Administração Pública (1998), ambas pela The Hebrew University of Jerusalem, em Israel. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, guerra civil, estudo quantitativo, violência agrária, sistema eleitoral.

Email: artur@ufabc.edu.br
Site

Camila Caldeira Nunes Dias

Possui graduação em Ciências Sociais, com licenciatura plena (2002), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia da religião e da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema prisional, criminalidade organizada, segurança pública, violência criminal, redes criminais em regiões de fronteira, conversão religiosa, trajetória religiosa. É membro do Conselho da Comunidade da Comarca de São Paulo e associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desenvolve pesquisas relacionadas ao campo da segurança pública, criminalidade organizada e violência.

Email: camila.dias@ufabc.edu.br
Site

Claudio Luis Camargo Penteado

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Mídia e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, democracia, blogs, políticas públicas, marketing político e energia e pesquisador do Núcleo de Estudos Pós graduados em Ciências Sociais da PUCSP (NEAMP).

Email: claudio.penteado@ufabc.edu.br
Site

Daniel Pansarelli

Professor na Universidade Federal do ABC, atual pró-reitor de extensão. Docente nos cursos de Filosofia (bacharelado e licenciatura), no Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais. Coordenou o Bacharelado em Filosofia (2011-2012), a Licenciatura em Filosofia (2012-2013) e foi vice-coordenador do BC&H (2013-2014). É doutor em Educação, área Filosofia e Educação, pela FEUSP, mestre em Educação e graduado em Filosofia pela UMESP. Atua principalmente em temas relacionados a: ética e filosofia política; filosofia moderna e contemporânea; filosofia e educação; América Latina. Lidera o Grupo de Pesquisas Perspectivas Críticas da Filosofia Moderna e Contemporânea (UFABC/CNPq), é membro do Centro de Filosofia Brasileira (PPGF/UFRJ), do GT Ética e Cidadania da ANPOF, do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (UFABC) e da Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación.

Email: daniel.pansarelli@ufabc.edu.br
Site

Elias David Moralez Martinez

Possui graduação em Línguas Modernas: Espanhol-Inglês - Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas (1997); graduação em Ciência Politica - Universidad Nacional de Colombia (2001); mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília - UnB (2005) e doutorado em Integração da América Latina (Práticas Políticas e Relações Internacionais) pela Universidade de São Paulo -USP (tese aprovada com distinção, 2008).Tem experiência nas áreas de ensino de Meio Ambiente e Relações Internacionais; Teoria das Relações Internacionais; Relações internacionais da América Latina; Segurança Internacional; Não Proliferação de Armas de Destruição em Massa. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais GEPRI/UEPB.

Email: david.morales@ufabc.edu.br
Site

Fernando Costa Mattos

Fernando Costa Mattos é Professor de Filosofia na Universidade Federal do ABC e pesquisador do CEBRAP, onde integra a Câmara de Pesquisadores e o Núcleo Direito e Democracia, junto ao qual participou de dois Projetos Temáticos FAPESP (de 2005 a 2013). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007), fez também mestrado em Filosofia (2001) e graduação em Direito (1997) nessa mesma universidade. De 2007 a 2010, realizou pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP, com bolsa da FAPESP, e fez, nesse período, dois estágios na Humboldt-Universität zu Berlin. É membro do Grupo de Pesquisas em Filosofia Crítica e Modernidade, sediado na USP, e da comissão editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã. Na UFABC, leciona disciplinas nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, e está coordenando a criação do programa de mestrado em Filosofia, além de ser Coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NCTS) e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE), do Comitê de Implantação da Editora da UFABC (EdUFABC) e da Comissão de Transgressões Disciplinares Discentes da Graduação. Mantém também parcerias internacionais com universidades estrangeiras, notadamente com o Núcleo de Filosofia Prática da Humboldt-Universität zu Berlin e o Instituto de Filosofia da Ludwig-Maximilians-Universität München.

Email: costa.mattos@ufabc.edu.br
Site.

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues é Pós-doutor (Fulbright Visiting Scholar) pelo Center for Civil and Human Rights, University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais - Universidad para la Paz, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos pela Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito pela PUC-SP (1989). Professor-adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Relações Internacionais e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanos e Sociais. Ex-professor do Programa de Doutorado/ Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello, em parceria com o ACNUR, e editou a Revista Leopoldianum (1998-2013). É membro do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais (GAPCon/UCAM) e da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES), em Buenos Aires. Membro do Grupo Consultivo da Sociedade Civil (ConSOC) do BID-Brasil e associado à ANDHEP.Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Direito e atuação nos seguintes temas: Organizações Internacionais (ONU, organizações regionais) Direito Internacional dos Direitos Humanos, Sociedade Civil, Direito Internacional dos Refugiados, Responsabilidade de Proteger, Politica Externa Brasileira, Federalismo e Paradiplomacia.

Email: gilberto.rodrigues@ufabc.edu.br
Site

Graciela de Souza Oliver

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Pós-Doutorado em História na Universidade Federal de Minas Gerais. Seus temas de interesse e de pesquisa são: Divulgação Científica, História da Institucionalização da Biologia no Brasil, História Ambiental, as relações entre História e Filosofia da Ciência e História das ciências e ensino.

Email: graciela.oliver@ufabc.edu.br
Site

Guiou Kobayashi

Engenheiro Eletricista, modalidade Telecomunicações, formado pela Escola Politécnica (USP, São Paulo, SP) em 1982, e bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração (USP, São Paulo, SP) em 1984, com Mestrado e Doutorado em Sistemas Digitais, também pela Escola Politécnica, em 1991 e 1999 respectivamente. Atua nas áreas de Arquitetura de Computadores Paralelos e Tolerantes a Falha e Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas, tendo desenvolvido inúmeros sistemas digitais, entre os quais o Sistema de Detecção Eletrônica de Trens para o Metrô - SP e o Indicador Digital de Posição das Barras de Controle do Reator Nuclear, para a Marinha do Brasil.

Email: guiou.kobayashi@ufabc.edu.br
Site

José Blanes Sala

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), cursou dois anos na Facultat de Geografia e História da Universitat de Barcelona (1977), mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2002). Foi pesquisador vinculado a projeto temático do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC - UFABC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional, Direito Constitucional e Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Integraçao Regional, Mercosul, União Européia, Licitações, Contratos Internacionais, Direitos Humanos, Migrações Internacionais. Trabalhou nas prefeituras de Santo André e de Diadema, bem como na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, sempre na área jurídica.

Email: blanes@ufabc.edu.br
Site

Júlia Bertino Moreira

Professora Adjunta do curso de Relações Internacionais da UFABC, Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela UNICAMP, com Visiting Fellowship no Refugee Studies Centre, University of Oxford, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP), Graduada em Direito pela PUC-SP e em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela UNICAMP. Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas, refugiados e direitos humanos, nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.

Email: julia.bertino@ufabc.edu.br
Site

Márcia Helena Alvim

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997-2001), com mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2001-2003), e doutorado em Ensino e História das Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2003-2007). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de História das Ciências, destacando-se os seguintes temas: conhecimentos sobre o mundo natural do século XVI, conhecimentos sobre os astros no século XVI, arqueoastronomia americana e História das Geociências.

Email: marcia.alvim@ufabc.edu.br
Site

Marcos Vinicius Pó

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (1994), mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas/SP (2004 e 2009). Foi coordenador-executivo adjunto do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Unoesc. Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal do ABC e vice-coordenador do Mestrado em Ciências Humanas e Sociais. Desenvolve pesquisas e trabalhos principalmente nos seguintes temas: reforma do estado, administração pública, burocracia, regulação, accountability e consumidor.

Email: marcos.po@ufabc.edu.br
Site

Maria de Lourdes Pereira Fonseca

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Urbanismo - Universidad Politecnica de Cataluña (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC- UFABC. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria da Urbanização, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, projeto urbano e planejamento e gestão do território.

Email: lourdes.fonseca@ufabc.edu.br
Site

Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Mariano

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1983), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1999). Está alocada no Centro de Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas (CECS-UFABC) e desenvolve temas na área dos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Inovação. É pesquisadora associada do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (MH-FMUSP) para o campo da Historia da Medicina, da Saúde e das Práticas Médicas. Especificamente em relação aos Estudos Sociais da Ciência, Tecnologia e Inovação, seus interesses estão associados à Política Científica e Tecnológica e História do Ensino Superior. Tem experiência na coordenação de Centros de Pesquisa e Documentação, Museus, Comunicação Pública da Ciência e História e Educação e Ações Editoriais. Desenvolveu principalmente pesquisas nos seguintes temas: Ciência e Relações de Poder, História da Fundação Rockefeller em São Paulo, História da Universidade de São Paulo, Filantropia Científica, História das Instituições de Pesquisa Biomédica, Elites Acadêmicas e Relações de Poder, Anticomunismo e Direita Acadêmica.

Email: gabriela.marinho@ufabc.edu.br
Site

Monique Hulshof

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutorado Direto em Filosofia pela mesma universidade (2011). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Goethe Universität Frankfurt am Main (2009) e na Universität Konstanz (2009-2010), Alemanha, com bolsa DAAD-CAPES. É integrante do Grupo de Filosofia Alemã e da comissão editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã, ambos da USP. É pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP e integrante do Projeto Temático da FAPESP: Moral, Política e Direito: autonomia e teoria crítica. Desenvolve pesquisa na área de História da filosofia moderna, com ênfase na relação entre conhecimento teórico e ação moral em Kant.

Email: monique.hulshof@ufabc.edu.br
Site

Neusa Serra

Economista com graduação pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1972), Mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e Doutorado em Engenharia ( Produção) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1996). Foi pesquisadora na área de Economia da Tecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo de 1979 a 2007 e assessora especial da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo de 2007 a 2009. Tem experiência nas áreas de Economia e Engenharia de Produção, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: economia industrial, economia da inovação, desenvolvimento local, economia do meio ambiente e sustentabilidade. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC, integrando o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas.

Email: neusa.serra@ufabc.edu.br
Site

Ramon Vicente Garcia Fernandez

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1992), com Pós Doutorado na University of Massachusetts - Amherst (1998-9). Foi professor da PUC-SP (1989-92), do Departamento de Economia da UFPR (1993-2004) e da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP, 2004-11)). A partir de março de 2011 é professor titular no Centro de Engenharia e Ciências Sociais (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisa e leciona cursos principalmente nos seguintes temas: metodologia da economia (especialmente na abordagem da retorica da economia); microeconomia heterodoxa ou alternativa (da perspectiva do institucionalismo original, e com influência da economia comportamental) e história econômica.

Email: ramon.fernandez@ufabc.edu.br
Site

Renato Rodrigues Kinouchi

Psicólogo formado pela Universidade Federal de São Carlos (DP-UFSCar) em 1999, com doutoramento direto em Filosofia, área de concentração Epistemologia, junto ao Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC-UFSCar), em 2004. Atualmente terminando pos-doc em Filosofia da Ciência, junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Como pesquisador tem por objeto de estudo “O Pragmatismo Clássico e a Filosofia da Ciência”. Também pesquisa as inter-relações entre a lógica e a psicologia, com especial atenção para o papel desempenhado pelas falácias dedutivas. É colunista de seção de lógica da revista de divulgação filosófica “Discutindo Filosofia” da Editora Escala Educacional.

Email: renato.kinouchi@ufabc.edu.br
Site

Sidney Jard da Silva

Professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e licenciado pela Faculdade de Educação (FE/USP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC. Áreas de atuação: Estado e governo, instituições políticas, políticas públicas, processo decisório, classes sociais e grupos de interesse.

Email: sidney.jard@ufabc.edu.br
Site

Vitor Marchetti

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestrado em Ciências Sociais: Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências Sociais: Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: controle constitucional, poder judiciário, instituições democráticas e governança eleitoral.
Email: vitor.marchetti@ufabc.edu.br
Site

Julio Francisco Blumetti Facó

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1999), pós-graduação em Marketing pela ESPM (2002), Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2006) e Doutorado em Administração de Emrpesas com ênfase em Inovação em Cadeia de Suprimentos e Operações pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2009). Atualmente é professor da UFABC(Universidade Federal do ABC). Tem experiência nas áreas de Ensino e Pesquisa além de ter conduzido e participado de diversos projetos em organizações públicas e privadas. Suas principais áreas de atuação são: inovação, capacidade de inovação organizacional, desenvolvimento de novos produtos e serviços, performance, operations management, supply chain management, triple botton line e estratégias de gestão ambiental.

Email: julio.faco@ufabc.edu.br
Site

Gabriela Spanghero Lotta

Professora adjunta do bacharelado de políticas públicas da UFABC. Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Docente da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP e da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. Trabalha com assessoria, pesquisa e formação para diversos governos. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Políticas Públicas, atuando nos seguintes temas: formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, burocracia implementadora, políticas de saúde, gestão de políticas públicas, administração pública, entre outros.

Email: gabriela.lotta@ufabc.edu.br
Site

Francisco de Assis Comarú

Realizando estágio de pós-doutorado na Organizacao Internacional do Trabalho (OIT), Genebra - Suica (2011). Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2004), Mestrado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (1998) e Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá (1992). Professor Doutor Adjunto da Universidade Federal do ABC, Membro do programa de pós graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC e de Energia da mesma universidade. Participa do Núcleo de Ciência Tecnologia e Sociedade da UFABC. Tem experiência acadêmica e profissional em desenvolvimento urbano, habitacão, gestão de cidades e energia, planejamento urbano e ambiental. Tem realizado pesquisas, atividades de ensino e extensão nos temas: politicas urbanas, promoção da saúde, áreas centrais metropolitanas e inclusão, políticas públicas territoriais.

Email: francisco.comaru@ufabc.edu.br
Site


© Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade